Encontre

sábado, 7 de novembro de 2015

Bom, como começo?
            Já sei, eu vou te falar uma coisa sobre capricho, mas eu começo falando sobre sentimentos então eu já chego a capricho, sabe que tem gente que economiza afeto? Sim, pois é, tem gente que sabe a extensão do que significa ser carinhoso, atencioso, amigo, ouvinte, porem não quer saber de demonstrar, acha que é parecer fraco, frescura, pra mim é gente cínica. Sabem o que é um cínico? Um cínico, com dia Oscar Wilde é alguém que conhece o preço de tudo, mas por outro lado não reconhece o valor de nada. É gente que não sabe abraçar ou não sabe demonstrar ou expor carinho, briga com a namorada por pequenas coisas e não sabe escutar dedicar um tempo a ouvir um desabafo, diz que ama mais só maltrata com grosseria e sarcasmo, e ficar ali só sentado abraçado ao “seu amor” nem pensar; isso é somente uma “melação”.
            Olha por exemplo esse que voz fala! Claro não sou perfeito, mas tento alegrar meus amigos e coloca-los pra cima, elogio ás conquistas e critico as falhas sem fundamento, não interfiro nas decisões de ninguém, acredito que às vezes deixar quebrar a cara é simplesmente oferecer a pessoas um chance de crescer, aprender, de transcender por ela mesma, eu dispenso o tempo que for para escutar alguém, eu gosto de uma dose grande de carinho com a namorada, isso mostra que valorizo essa pessoa, deixo claro: “que gosto da sua presença, pois ela me conforta que seu sorriso me encanta, sua voz me acalma tudo em nela me agrada”, claro que temos que agir assim, respeitar e ter amor pelas pessoas é uma filosofia de vida. Tem gente que não sabe parar e ouvir sem expressar uma única palavra, “olha eu estou cansado, fica pra depois”.
            Eu gosto de perguntar as pessoas queridas, aos colegas e amigos como foi o dia deles e que estou feliz por estarem bem, gosto de dar aperto de mãos com energia, eu gosto de contato, gosto de abraçar, manter um sorriso na cara e dar bom dia para as pessoas, de me dispor a sua necessidade se precisar, e é claro não sou inconveniente sei perceber a linha entre a ser agradável e ser um “mané”, ou mesmo ficar com um sorriso besta na cara passeando pela rua e dando bom dia, boa tarde e boa noite o tempo todo, isso pareceria alguma psicopatologia, e nem fazendo piadas ou rindo a todo momento, mas ser agradável é minha essência vital.
            Mas tem gente que não sabe nem sequer cumprimentar e olhar nos olhos, tem gente que não sabe abraçar e encontrar corações. Sim tem muita gente grossa e sem respeito, desagradáveis por natureza e inconveniente por excelência, porem uma ressalva, existe indivíduos que não sabem mesmo como expor sentimentos, seja por timidez ou por história de vida, mas isso não significa que essa pessoa não goste das outras, apenas existe ai um receio de se expor, tem pessoas que são mais extrovertidas e outras introvertidas e devido ao modo que viveu sua vida isso se reflete em como essa criatura, trata as outras, ai depende dela querer mudar e temos que respeitar isso, até certo ponto.
            Assim vemos em todo canto indivíduos que só se importam com o que se ganha ou perde e simplesmente não faz nada que não seja pra ganhar alguma coisa. Alguns não conseguem entender que perder é um fato da vida. Que não sabe deixar pra lá, pois se não faz bem nem pra você nem pra outro não vale a pena dizer. Não tem coragem em se pronunciar a favor de um amigo ou de um injustiçado, mesmo quando é a minoria.
            Eu tenho as minhas filosofias aprendidas através de muitas coisas que passei nesses meus trinta e poucos anos, entendo principalmente que o outro é importante. O proposito daquilo que fazemos é dar importância, o proposito daquilo que fazemos é fazer as coisas que esperam de nós com alegria, tornarmo-nos potentes e fazer com maestria nossa função transformando a simplicidade na magnifica e maior demonstração de bem estar; seja passar conhecimento, ensinar, amar, fazer um simples prato de macarrão, ou uma torta de morango e etc... Etc... Etc.
            Por que tudo se perde se não conseguir sentir a potencia de agir bem e de agir para conseguir ser feliz naquilo que faz e por aquilo que se tem. Se você é professor faça com alegria potencialize sua função seja o melhor na arte de passar o conhecimento. Se você tem um amor na vida, seja potente nessa relação faça o melhor que puder, na exata proporção do que você diz sentir, mostre que tudo nela encanta, a presença do seu sorriso contagia, teu abraço acalma qualquer dia triste, e tudo nela alegra.
            Quero que entenda, como eu disse antes, eu aprendi com a experiência de meus trinta e poucos anos, que o conhecimento e afeto são coisas na vida que tem que ser oferecido ao outro, porque se você não compartilhar você perde e isso é pra sempre.
            Então com tudo isso eu chego em “capricho”, que aos meus olhos, é uma das formas sublimes de amar. O que me entristece é pensar que as pessoas dizem que ama as outras, mas podendo fazer o melhor, se contenta com o possível, mostrando uma obra medíocre. Sabe o que é capricho? Capricho é atribuir valor, e fazer ao outro que vai receber o seu trabalho, o melhor que você conseguiu. Capricho, é fazer o teu melhor na condição que você pode, enquanto não tem condições em fazer melhor ainda, o professor Mario Sergio Cortella fala muito isso.
            Por isso sou caprichoso nas coisas que faço, são 04:16 da manhã e ainda estou mexendo nesse texto para publica-lo, lendo e relendo para deixar algo de valor que alguém possa tirar proveito dessas palavras, e serei caprichoso sempre, em qualquer coisa em relação as coisas que eu faço, ou as pessoas quem tenho alguma relação, é uma ética: “inteligência a serviço da boa convivência”, valor: “liberdade de escolhas”, moral: “condição proporcionada pelas boa escolhas que me possibilitam um agir adequado em sociedade”, são filosofias de vida, a diferença entre a relatividade e relativismo, viver pensando que toda as escolhas que fazemos depende das circunstancia do momento ao qual devo respeitar, isso é relatividade e por sua vez o relativismo e pensar que tudo é valido e que posso fazer de tudo nas escolhas que fazemos pois os fins justificam os meios, algo egoísta de se pensar, assim pessoa com a qual disponibilizo exclusividade nos meus dias, por exemplo sentira uma alegria diária em estar comigo, e a relação fica sempre mais forte a cada dia, pois não é o amor que da segurança a um relacionamento e sim o tipo, a maneira de agir, o modo de se relacionar que segura o amor.

“Ser caprichoso é fazer o melhor que pode naquilo que se propôs a fazer, é expressar uma forma de afeto pelos demais; - fazendo as coisas da melhor forma que for possível naquele momento, até você ter condições de fazer melhor ainda.”.



SIDNEI SILVA.

Nenhum comentário:

Favoritos sociais

MENSAGEM AO LEITOR

Psicologia, curiosidades, entretenimento musica, eventos, senso comum.

E uma novidade: - confira link no final da área de posts e assista a episódios completos de suas series favoritas.

Divirtam-se "Mi casa su casa".

Recomendações

Liganaruto



Último Segundo - iG – Notícias de economia, política e cultura

WWF- Brasil





Projeto WWF - Brasil e Gradual investimentos