Encontre

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Computando emoções


Introdução.
Todos em algum ponto da vida nos deixamos levar pelas emoções, seja o terror de um medo, a raiva, a euforia da felicidade ou a amargura da tristeza e tomamos decisões baseadas nessas emoções e conseqüentemente somos premiados algumas vezes com o sucesso e outras pelo desanimador sentimento do fracasso, mas quando se trata de emoção é assim nunca interpretamos com eficácia de 100% as suas nuances.

Detectando e computando emoções.
       Se você conhece duas pessoas em um dia, pode muito bem ficar com impressões completamente opostas de cada uma, mesmo que o teor das conversas tenha sido exatamente o mesmo. Uma pode parecer simpática e a outra falsa. Isso porque mais 80% da comunicação interpessoal que realizamos no dia a dia não é completamente verbal, portanto, a fala não é o mais importante para o seu inconsciente entender a conversa. Outros 15% são para tons da fala e o significado das palavras para o final uns 5% mais ou menos. O que ele capta são as expressões faciais e comportamentais do outro. Deixando claro que tudo isso é para alguém que não tem deficiência visual ai interpretar emoções fica mais exclusivo ao jeito, intensidade e nuances da voz mesmo.

Porém no limiar de uma conversa um simples levantar de sobrancelha já é bastante para saber a que tudo isso vai dar, uma puxada de lábios, um largo ou um fraco sorriso, você pode nem mesmo perceber que viu um sorriso falso, mais o seu inconsciente sabe e vai fazer muita diferença no julgamento que você vai fazer daquela pessoa e não vai se dar conta que foi por isso, são detalhes que a maioria das pessoas não consegue identificar. As expressões da emoção e a postura de nossas ações desperta sentimentos nas outras pessoas e podem influenciar suas decisões mesmo que erradas.
Assim uma análise as expressões faciais é instintiva, algo natural, por exemplo, se você cutuca um bebê que está na dele, brincando, ele vai olhar no seu rosto para saber se você é uma ameaça. E, se você simular que é uma ameaça, fazendo uma careta, por exemplo, ele vai dar logo seu sinal de desaprovação (um berreiro de doer à cabeça) mais se você apenas ficar ali olhando para ele, vai te ignorar e continuar na dele ou se sorrir suavemente vai gostar de você e sorrir de volta. Você já nasce sabendo ler expressões
Foi catalogado pela equipe do Dr. Paul Ekman e a sua equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco, cerca de 3 mil combinações de movimentos musculares do rosto. O resultado foi um mapa quase completo das expressões humanas a centenas músculos no rosto e trabalham combinando movimentos com as ordens do inconsciente, você pode saber o que esta falando e manipular as palavras mas não pode enganar as vontades do subconsciente que mostra a realidade do que você quer dizer e se o interlocutor for um bom interpretador de emoções vai muito bem descobrir a sua real intenção.
Mas as nuances do rosto não é exclusivamente tudo na interpretação das emoções existe também os movimentos corporais que complementam as expressões faciais.
Então com treinamento correto e empenho, se pode aprender a detectar as expressões, um agente federal saberá como interrogar um suspeito de terrorismo e descobrir onde ele escondeu a bomba ou um refém apenas fazendo perguntas fechadas e interpretando seus sinais corporais e assim chegar a um resultado satisfatório no interrogatório, mesmo se o criminoso não quiser cooperar.
Mas interpretar os sinais corporais não é tão fácil assim, mesmo com treinamento, vários movimentos corporais querem dizer a mesma coisa, porém a nuances e micro expressões faciais e alterações na tonalidade da voz, tem que ser consideradas ao mesmo tempo. Mexer com as mãos sem parar durante uma conversa pode significar a agitação, ansiedade, tédio ou apenas uma mania adquirida dos pais, por exemplo, os Italianos e os portugueses falam e gesticulam bastante a maior parte do tempo, complementam as conversas como sinais corporais. Um olhar congelante ou um simplesmente  evitar um contato visual pode significar hostilidade e o mesmo desvio de olhar pode significar extrema timidez. Ou uma cara de raiva pode ser disfarçada e assim não significa que a pessoa esta realmente brava com você. Pensar de menos pode muito bem ser pior do que pensar demais.
Existe também a influencia da cultura nas intenções e sentidos de expressão corporal e a forma com que exprimem os sentimentos. Um simples gesto de OK em um pais pode significar ofensa no outro, no Havaí se levanta o dedo médio para indicar boa sorte aqui no Brasil é uma ofensa, na Espanha se da pequenas batidas na fronte para indicar que a pessoa é descontrolada e teimosa, mais mesmo entre a diferenças culturais a indicação das caricaturas faciais é universal, uma expressão de nojo, de medo, de surpresa e de felicidade é a mesma expressão tanto no Oriente quanto no Ocidente só diferem na intensidade e na formalidade em que ocorrem essa emoção ou expressão do sentimento, os acidentais tem a esse decorrente de emoções em publico mais prolongas e intensas, sem se preocuparem com o lugar ou as pessoas ali presente se estão felizes riem e sem abraçam na tristeza choram  já os orientais como os Japoneses escondem a essa demonstração emoção em frente a outras essas pessoas são mais reservados e raramente demonstram emoções fortes em publico temendo que possam interferir nos sentimentos comuns, mesmo entre familiares. E quando os fazem são demonstrações breves e sem muito alarde. Já emoções como simpatia, respeito, e vergonha são mais exteriorizados e intensos do que no ocidente.
Mesmo pessoas cegas tem os mesmo tipo de expressão em relação as emoções e da-se pelo motivo que as expressões faciais são movimentos ergonômicos naturais de caráter sensitivo, por exemplo em uma expressão de nojo o sistema nervoso faze-nos contorcer o nariz, fechando-o para dificultar a absorção de odores desagradáveis e assim minimizar as conseqüências para o nosso organismo. Diante da surpresa abrimos os olhos afim de colhermos mais informações e visualizar melhor o foco da surpresa e mesmo as pessoas com deficiência de visão essa atividade nervosa é instintiva então será a mesma expressão e assim é para as diferentes culturas nesse sentido essas expressões são naturais do organismo efeito de sobrevivência. 
Assim as expressões não só comunicam a emoção como amplificam e regulam esses sentimentos, passam para o corpo que responde conforme. Com isso se você der atenção a um sentimento de felicidade se sentirá muito feliz e ira sorrir sem motivo externo por algum tempo e seu corpo ira responder de acordo e qualquer um que falar com você sentirá que você esta feliz e ira querer ficar perto por que o seu sentimento contagia e é bom sem sentir bem, mas ao contrario se der vazão a sentimentos e gestos violentos vai sentir sua raiva aumentando a cada minuto e as pessoas se afastarão de você por que a leitura que inconsiente delas de você, diz que é potencialmente perigoso lhe incomodar nesse momento. Na terapia do riso as pessoas riem alto e se dirigem com felicidade a outras pessoas do grupo,  resultado no final é um sentimento de tranqüilidade e satisfação. As expressões faciais pode provocar nos outros os sentimentos relativos aquela expressão.Então se você sair de casa para a faculdade ir andando arrastando os pés e de cabeça baixa e costas arqueadas logo os pensamento de desanimo só por que tem que apresentar um seminário e vai ficar com vergonha de explicar o tema para a sua turma, tudo isso ira lhe forçar a querer voltar para casa e trará sentimentos que dificultarão a sua apresentação. Mas se você agir ao contrario seguir para a faculdade animadamente, com a cabeça erguida e com um sorriso no rosto certamente seu organismo agira positivamente fazendo com que se sinta confiante e capaz de realizar uma excelente apresentação e assim o fará.
            Então as conclui-se essa parte com a idéia de que as emoções são partes de um regime entre influencia biológica e externa de comportamento e expressões com o fim de nos fazermos se entender e influenciar na proteção do nosso bem estar pessoal. E assim veremos a seguir as diferentes formas e fatores emocionais que inflem em nossa vida.

Favoritos sociais

MENSAGEM AO LEITOR

Psicologia, curiosidades, entretenimento musica, eventos, senso comum.

E uma novidade: - confira link no final da área de posts e assista a episódios completos de suas series favoritas.

Divirtam-se "Mi casa su casa".

Recomendações

Liganaruto



Último Segundo - iG – Notícias de economia, política e cultura

WWF- Brasil





Projeto WWF - Brasil e Gradual investimentos