Encontre

sábado, 21 de agosto de 2010

A ultima entrevista de Sigmund Freud

Freud deu uma entrevista a rede BBC em  07 de dezembro de 1938, ele conta ao reporter que iniciou sua vida profissional como neurologista a fim de tentar ajudar os seus pacientes neuróticos.
Nessa época, o câncer de Freud ja se encontrava bem avançado e ja incurável, o que transformou essa entrevista muito difícil e extremamente dolorosa.
Freud lutou bastante contra esse câncer, mas acabou socumbindo a cruel doença e assim solicitou ao seu médico que lhe desse uma injeção fatal de morfina então o grande teve sua grata passagem por essa vida finalizada Sigmund Freud morreu em 23 de setembro de 1939, deixando um acervo primordial aos que estão envolvidos no apredizado da psicologia, esse foi seu legado de descobertas ao mundo.

essa entrevista pode ser encontrada no site da revista mente&cerebro http://www2.uol.com.br/vivermente/podcast/freud_em_entrevista_a_bbc.html
18 de agosto de 2010
Ligações entre estresse, ansiedade e depressão
Pesquisadores trabalham no desenvolvimento de substância para conter sintomas

©Nando Viciano/Shutterstock
Uma conexão biológica entre ansiedade, depressão e estresse foi identificada pela primeira vez por pesquisadores da Universidade de Ontário Ocidental, no Canadá. Publicada na revista Nature Neuroscience, a pesquisa revela o mecanismo cerebral responsável por essa ligação, demonstrando como o estresse e a ansiedade podem levar à depressão. Em experimentos com camundongos, os cientistas rastrearam essa conexão e testaram um inibidor da depressão. O mecanismo envolve a interação entre o receptor do fator de liberação de corticotropina 1 (que deflagra a ansiedade em resposta ao estresse) e tipos específicos de receptores do neurotransmissor serotonina (que induzem ao estado depressivo). O fator inibidor desenvolvido pelos pesquisadores atenuou comportamentos de ansiedade e de depressão. A próxima etapa da pesquisa tem como objetivo verificar se a substância pode resultar em um novo agente farmacológico.

Por que loiras e portugueses têm fama de burros nas piadas?


por Fred Linardi - revista mundo estranho

O mito da burrice das loiras começou com as personagens ingênuas interpretadas por Marylin Monroe – que nasceu morena, mas só ficou famosa após pintar os cabelos. No filme Os Homens Preferem as Loiras, de 1953, sua personagem, Lorelei Lee, era uma cantora que assassinava a gramática e seduzia ricaços, ajudando a construir o estereótipo que hoje vai da dançarina Carla Perez à música “Lôraburra”, em que Gabriel O Pensador afirma que elas chamam a atenção “não pelas ideias, mas pelo burrão”. Já a fama da desinteligência dos portugueses vem da época da colonização. E não são só os brasileiros que tiram onda com os portugas – referirse a colonizadores de forma jocosa é algo típico em ex-colônias, e vice-versa, seguindo o ditado: quem ri por último ri melhor! Um exemplo milenar disso são as piadas do Egito antigo falando sobre a simplicidade e burrice dos habitantes da Núbia, país então sob domínio egípcio. :-D

O que é histeria coletiva? - Mundo Estranho

O que é histeria coletiva? - Mundo Estranho

E Se...

As calotas polares derretessem?

Rodrigo Vergara / André Muggiati

 

A Terra está esquentando. Graças à queima de petróleo e carvão, só no último século a temperatura média do planeta já aumentou 0,5 0C. E vai subir mais, dizem cientistas do mundo todo. Mas não pense que isso significa mais dias de sol para aproveitar nos fins de semana. O aquecimento pode ter conseqüências drásticas para o planeta. Entre esses efeitos, um dos mais graves é o derretimento, pouco a pouco, das calotas polares, aquela imensidão de gelo e neve que cobre milhões de quilômetros quadrados nos pólos Sul e Norte. Os cientistas têm certeza de que a maior parte desse gelo derreterá. Entretanto, não sabem qual o tamanho do estrago. Mas e se as calotas derretessem completamente?

O primeiro efeito do derretimento seria um enorme aumento no nível do mar. No século 20, ele já subiu 25 centímetros, e é quase certo que, até 2100, deve se elevar mais 80 centímetros. Parece pouco, mas é o suficiente para inundar áreas habitadas por 118 milhões de pessoas.

As estimativas mais otimistas dizem que, no ano 3000, o mar terá subido 30 metros. Os mais pessimistas calculam que, até lá, as calotas já terão derretido completamente, elevando o nível dos oceanos em espantosos 67 metros, o que equivale à altura de um prédio de 23 andares. A população que mora junto ao mar, estimada em mais de 1 bilhão de pessoas, seria mais afetada. Mas todo o mundo acabaria sendo atingido, em algum grau. Afinal, tal elevação do nível do mar destruiria ou alteraria todos os portos do mundo, por onde entra e sai a maior parte do comércio internacional.

O Brasil seria um dos países mais afetados. Ao sul, o oceano Atlântico invadiria a bacia do Prata, inundando parte do Rio Grande do Sul (e um pedação da Argentina e do Uruguai). No norte, as águas oceânicas avançariam centenas de quilômetros pela calha do rio Amazonas (leia infográfico), ameaçando a biodiversidade amazônica. Não bastasse isso, boa parte das capitais do país seria inundada. No Rio de Janeiro, por exemplo, os bairros mais nobres, na zona sul, ficariam debaixo d’água. Já os morros, onde hoje estão as favelas, ficariam à beira mar.

Como sempre, os países ricos contornariam a catástrofe mais facilmente que as nações do Terceiro Mundo. Muito tempo antes de as águas cobrirem as cidades litorâneas do mundo desenvolvido, haveria propostas de diques e barreiras para conter o avanço das águas, como já acontece há séculos na Holanda. Na Europa, por exemplo, já existem propostas (a maior parte delas fora de propósito) de um sistema de eclusas fechando o estreito de Gibraltar, entre Espanha e Marrocos, o que impediria o avanço do oceano Atlântico. Isso salvaria o sul da Europa, o norte da África e boa parte do patrimônio histórico da humanidade. A cidade de Veneza, hoje já atingida por inundações, poderia até ser salva. Mas alguns estragos seriam inevitáveis. Nos Estados Unidos, a Flórida desapareceria quase completamente. A Nova York de hoje também ficaria submersa.

Mas, se por um lado alguns países perderiam território, outras porções de terra ficariam mais habitáveis. Com temperaturas 10 0C mais altas, a Groenlândia se tornaria uma ilha coberta de verde. E até a Antártida poderia florescer.

Mas a adaptação não pára por aí. Com o fim das massas de água dos pólos, que funcionam como contrapesos para o planeta, a rotação da Terra mudaria. O planeta giraria mais rápido, com dias mais curtos. Talvez tivéssemos até um dia 29 de fevereiro todo ano. O posicionamento do eixo de rotação da Terra em relação ao Sol também mudaria, alterando as estações do ano.

O aumento da superfície molhada e da temperatura aumentaria a umidade relativa do ar.

O clima ficaria mais violento, com chuvas e nevascas (sim, nos pólos ainda haveria nevascas). Tufões, furacões e maremotos se tornariam mais freqüentes nas regiões onde já ocorrem.

Com tanto calor, é possível que algumas regiões hoje verdes se transformassem em desertos. A produção de alimentos entraria em colapso e pouca gente sobreviveria. Quem restasse enfrentaria um planeta revoltado pelo estrago causado por nós mesmos.

Com o degelo, a Estátua da Liberdade teria que ser removida. Ou ficaria submersa até a cintura

 

1. GOLFO DO MÉXICO

A região seria muito afetada. Boa parte da costa do México e da Flórida ficaria submersa. E os furacões, comuns por ali, seriam mais intensos e freqüentes

 

2. MEDITERRâNEO

Veneza, as pirâmides do Egito e outros tesouros históricos seriam invadidos pelo mar. Há projetos para fechar a passagem do Atlântico para o Mediterrâneo

 

3. AMAZÔNIA

A água do mar avançaria pelo leito do rio Amazonas. O confronto da maré com o fluxo do rio, a pororoca, ocorreria a quilômetros de onde aparece hoje

 

4. BACIA DO PRATA

Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul seriam invadidos pelo Atlântico, criando um golfo no local. As cataratas do Iguaçu desaguariam direto no mar

Livro

Razão e espiritualidade

Por Rodrigo Cavalcante
Parecia que tudo ia dar certo. Em vários momentos do século 20, boa parte dos pensadores ocidentais acreditou que os avanços da ciência e do pensamento racional trariam, enfim, a felicidade. Mas a ressaca de duas guerras mundiais – com direito a Holocausto, bomba atômica e o avanço de regimes totalitários – foi mais que suficiente para provocar aquela sensação de mal-estar generalizado que marcou o pensamento ocidental no final do século passado. Com o fim das crenças nas grandes ideologias ficou a pergunta: afinal, o que deu errado?
Em 1998, o escritor belga Edmond Blattchen resolveu colocar uma pitada de polêmica nesse ardente debate ao entrevistar personalidades para discutir um tema sempre empurrado para baixo do tapete por filósofos e cientistas: o papel da espiritualidade no pensamento moderno. O resultado foi o programa de televisão Nomes de Deuses (transmitido pela TV belga), que agora chegou ao Brasil em oito pequenos e charmosos livros homônimos publicados pela Unesp e Uepa. Como as personalidades entrevistadas vão desde o ateu e filósofo francês André Comte-Sponville até o líder religioso tibetano Dalai Lama, a série termina sendo um curioso e instrutivo apanhado para entender como pensadores, cientistas e religiosos viram o século pasado e quais suas apostas para o futuro. 

Qual é a diferença entre adrenalina e endorfina? - Superinteressante

Qual é a diferença entre adrenalina e endorfina? - Superinteressante

Como driblar o telemarketing - Superinteressante

Como driblar o telemarketing - Superinteressante

Pessoas não sabem qual o próprio limite na hora de beber – Ciência Maluca

Pessoas não sabem qual o próprio limite na hora de beber – Ciência Maluca

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Segundo o professor de Ciências Ocultas e Letras Apagadas da Universidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, o emérito doutor Humberto Doisberto Tresberto, a maior prova da influência da tecnologia no mundo moderno é que até os provérbios mudaram. Veja só como ficaram alguns deles:

Provérbios Modernos:

- A pressa é inimiga da conexão.
- Amigos, amigos; senhas à parte.
- A arquivo dado não se olha o formato.
- Diga-me o seu perfil no Orkut e te direi quem és.
- Para bom provedor uma senha basta.
- Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
- Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
- Hacker que ladra, não morde.
- Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
- Mouse sujo se limpa em casa.
- Melhor prevenir do que formatar.
- Quando a esmola é demais, o santo desconfia que tem vírus anexado.
- Quem um 486 ama, um Pentium 4 lhe aparece.
- Quem clica seus males multiplica.
- Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.
- Quem envia o que quer, recebe o que não quer.
- Quem não tem banda larga, caça com modem.
- Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla.
- Quem semeia e-mails, colhe spams.
- Quem tem dedo vai a Roma.com
- Um é pouco, dois é Messenger, três é Chat.
- Vão-se os arquivos, ficam os back-ups.
- Pão, pão! Queijo, queijo! Humor Tadela, Humor Tadela! - Diga-me que computador tens e direi quem és.
- Há dois tipos de pessoas na informática. Os que perderam o HD e os que ainda vão perder.
- Na informática, nada se cria, tudo se copia... e depois, se cola.
- Quando um não quer, dois não teclam.

Essa piada me foi enviado pela redação do site Humortadela eu achei legal.

Favoritos sociais

MENSAGEM AO LEITOR

Psicologia, curiosidades, entretenimento musica, eventos, senso comum.

E uma novidade: - confira link no final da área de posts e assista a episódios completos de suas series favoritas.

Divirtam-se "Mi casa su casa".

Recomendações

Liganaruto



Último Segundo - iG – Notícias de economia, política e cultura

WWF- Brasil





Projeto WWF - Brasil e Gradual investimentos