Encontre

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Falando um pouco de produção e sucesso.




Calvin e Haroldo na minha visão eu comparo aos Simpsons não como as mesma formas e idéias mais por seu tipo de humor acído que te faz pensar no que o autor esta tentando dizer eu particularmente acho deviam ter produzido uma serie pra Calvin e Haroldo, mas o criador William B. Watterson da mesma forma que Matt Groening estava ganhando rios de dinheiro com camisetas, livros, contratos de jornais e editoras e por isso não deu bola para animação na TV.
E referente ao meu equivoco em uma conversa que tive com um amigo que é leitor desse blog, falávamos sobre os Muppets Babies e coloco aqui minha retratação, o que aconteceu eu bati o pé que o ano de produção do programa era 1985, mas a serie começou mesmo ser planejada e produzida durante do ano de 1983 e lançado pela rede CBS em setembro de 1984 o que aconteceu eu me confundi com a história sobre sucesso de markenting dos Muppets que foi em 1985 que em função do sucesso assombroso da serie na Europa e Estados Unidos impulsionada pelo já bem sucedido Muppets Show que já estava no ar e firme a mais de 7 anos e a venda de produtos relacionados bateram o record que era dos produtos da serie Gundam que também na época a mais de 5 anos no ar (os mais vendido eram e ainda são os robôs entre 15 e 30 cm que são vendidos em kits para montar) que colocaram nos cofres da Sunrise no Japão, milhões de dólares naquele mesmo ano e em relação aos Babies os japoneses levaram uma lavada por que o criador da serie e seus investidores embolsaram na época um montante superior a 30 milhões de dolares só naquele primeiro ano de produção, o que surpreendeu até Jim Henson o criador do Muppets.

Esclarecendo um pouco da franquia Gundam:


Você pode falar: “- mas os Simpsons é a serie record de anos no ar”, concordo Matt Groneing e a equipe por trás dele foram muito eficientes com a serie e recentemente chegou a marca dos 23 anos no ar porém como Gundam não é uma serie regular com cada temporada sendo única não se aplica a mesma formula dos Simpsons a serie japonesa é uma franquia com produção irregular com historias finalizadas em cada temporada e os personagens mudam cada nova temporada, renovando seu publico e trazendo assim novos fãs para a série, o programa faz relação apenas entre o pano de fundo, que usa a evolução humana e o mundo pós apocalíptico de gundam com um planeta terra todo devastado pela guerra e a vida se  torna banalidade e os  continentes estão tornando organizações comerciais com políticas individualistas e interesseiras mesquinhos e se reconstruindo e que usam o terrorismo como resolução de problemas natural, uma parte dos humanos vivendo no espaço nas colônias espaciais e a paz conseguida através de morte,  evoluindo entre séculos a primeira serie lançada em 1979 começa ja no seculo XXIII e igual aos Mappets ja estreando no topo, batendo todos o records de audiência, um sucesso imediato, chega agora no século XXX, mostrando a psicologia humana explorando a busca da tecnologia ideal e do ser humano perfeito e sua capacidade de fazer guerra, se matar por ganância, orgulho, poder, usando a visão limitada de uma população temerosa. Algumas pessoas discordam e se organizam e se manifestaram contra esse regime e os governos tentam reprimir tudo isso (parece com alguns acontecimentos atuais?) e o racismo que o humanos naturais tem pelo humanos melhorados culminam em uma guerra global, em contraponto aparece força dos justos uma de humanos normais junto a alguns  "coordenadores" humanos melhorados geneticamente afim de se opor a tudo isso encontrando na amizade, companheirismo e na humanidade motivação para enfrentar a tristeza da morte e a incerteza de se vai estar vivo no dia seguinte. Isso é Gundam 1978 a 2010 usando como pano de fundo: política, comportamento humano, motivação e etc(psicologia) e tecnologia e o que tem de pior criado pelo ser humano com toda a sua crueldade a guerra - Criador :Yoshiyuki Tomino. - Faixa etária 18 anos. E mesmo não emplacando na TV fez seus milhões para a NHK em Jogos, Box de DVD da serie, longas e produtos baseado na franquia, claro depois vieram Yamato, Piratas do Espaço, Macross, entre outras porém fora Yamato e a serie de heróis Dragon Ball (que falarei em outro dia) nenhuma seguiu com tanto sucesso no oriente como Gundam.


Sobre os Simpsons. (uma biografia bastante interessante)


Desde sua criação a historia de vida de "Os Simpsons" que é a serie animada de maior popularidade da década de 90 e inicio desse século (estamos no "XXI" pra quem tem duvidas) pelo mundo leva em sua bagagem biográfica uma historia curtida e muitas desavenças e equívocos ao longo dos anos de produção, isso tudo bem ao moldes de seus próprios episódios, politicamente incorretos.
Os Simpsons de Matt Groening usa a proporções não menos elaboradas de apresentar suas criticas a sociedade atual usando a comédia, as criticas exageradas mais dentro dos padrões, pra fazer o publico se divertir mas ao mesmo tempo pensar nas coisas que fazemos a sociedade que se acha politicamente correta, o que vemos em The Simpson são as nossas falhas mostradas explicitamente e que negamos. Foi apresentado ao publico em 1989 era um programa meio estranho. Na época os próprios executivos da fox torceram o nariz, por que embora o programa se destinasse a adultos, ele é um desenho animado que conta a história de uma família de classe media típica americana um tanto disfuncional, cheio de humor ácido e politicamente incorreto e estava indo de encontro ao que os governos querem "mostrar sua sociedade como a melhor" e Groening fez o contrario mostrou o que tem de pior na sociedade americana. Nada a ver com as séries bobinhas que na época e que faziam sucesso na TV americana, como Três É Demais, Cheers e Cosby Show entre outras. Foi uma aposta muito ousada feita pelo executivo chefe da emissora, na época muitos ficaram receosos, hoje é dado com a grande cartada da FOX - uma emissora que também engatinhava e que acabara de estrear. Mas os Simpsons bem sucederam e foram até o fim de 2010 - 500  episódios  traduzidos em mais de 90 países. A idéia do programa nasceu de uma serie lançada em tirinhas de jornal publicadas na decada de 80, chamada Life in Hell ("Vida no Inferno") - a historia era formadas pelos personagens de um casal gay e um coelhinho que se chamava Binky e que tinha um filhote bastardo e com uma só orelha chamado Bongo. Humor mais ácido, impossível. A tirinha começou a ser publicada por revistas alternativas até que um de seus episódios, "Sucesso e Fracasso em Hollywood"  foi parar nas mãos do produtor James Brooks. Brooks é o oposto de Groening: extremamente bem-sucedido, tinha acabado de vencer um Emmy (o Oscar da TV americana) e ganhou essa tirinha emoldurada de presente de uma amiga. Brooks adorou e quis transformar Life in Hell em desenhos animados de um minuto. 
Mas por incrível que possa parecer, Matt Groening recusou o negócio. Ele estava ganhando dinheiro vendendo canecas e camisetas com os personagens da tirinha e não queria transferir os direitos comerciais para a FOX. Mas Groening não dava muita bola para sua outra criação (será que ele dá agora?) "Os Simpsons", que praticamente jogou no colo dos executivos ofereceu à emissora com a idéia: "se der certo ganho uns trocados se não deixa quieto" só que a coisa deu muito certo mais do que ele pensava conseguir. Ele desenhou os personagens num guardanapo e anotou seus nomes, que são os mesmos da sua própria família - Homer, Marge, Lisa e Maggie são os nomes do pai, da mãe e das duas irmãs de Groening na vida real (o nome Bart é inventado). 
A ideia da emissora era colocar os Simpsons como um bloco dentro de seu programa humoristico, que se chamava "The Tracey Ullman Show" a emissora não contratou dubladores assim houve economia. As vozes dos personagens seriam feitas pelos próprios atores do programa principal: Dan Castellaneta,  faria o Homer, Julie Kavner, a Marge, a atriz Yeardley Smith, iria fazer a voz de Bart, não agradou e acabou ficando o papel de Lisa e Nancy Cartwright, que ficaria como a voz de Lisa, acabou encabeçando o Bart. Tudo porque, Nancy quando viu o desenho e a descrição do personagem, ela soltou um elogio com sua voz esganiçada: "Whoa, man, yeah!"  - traduzindo: "uau, cara", o que viria a ser a principal expressão de Bart. 
Mas veja só não é correto colocar Matt Groening no pedestal e deixar que sozinho leve toda a glória do sucesso de Os Simpsons, sim Groening era o criador a idéia inicial dos personagens foi dele, mais a força e a alma da serie e dos personagens é de responsabilidade de Sam Simon, ex-amigo de Groening que pegou o primeiro clipe de Os Simpsons que ficou uma furada e antes de apresentar a emissora o refez para Matt, foi Simons que reformulou junto do Groening, recriando os Simpsons nos moldes que vemos hoje, ele encabeçava as formulas da criação, a animação, a produção e por fim a pós produção foi ele o criador do palhaço Krusty e quase todos os outros personagens, ele que levou o Simpson ao patamar alto suficiente para ter uma serie própria, Groening era o homem da propaganda o rei do marketing ficava na sua sala, criando formas de ganhar dinheiro com a produção.
No fim de 1990 a Fox entrava no mapa das grandes emissoras e produtora e Os Simpsons foi a maior alavanca. Sam e Matt começavam a brigar e discordavam e muito durante a produção Matt queria mostrar que estava a frente de Sam e uma hora ou outra aparecia na sala com idéias ridículas e exigia sua produção, não tinha muito senso na criação dos episódios e os poucos episódios que participava da criação Sam tinha que concertar alguma coisa, mas Groening sempre levou a fama, e com o tempo Matt começou a ser ignorado por sua própria equipe, Groening e Simon passaram a brigar cada vez mais. Até que, na 4ª temporada, Simon deixou a série e seguiu em outras produções. Alguns roteristas permanecem e confirmam as brigas entre os dois criadores e a versão de Sam e até hoje, mais de 15 anos depois, ele recebe o valor é estimado em US$ 30 milhões anuais que vem de um contrato que dá a Simon participação vitalícia nos lucros dos Simpsons, em um contrato em que ele convenceu James Brooks e os executivos da Fox à assinar quando trabalhava na série e apresentava o retorno lucrativo com a produção. E outras brigas dentro da "familia" da alma de Os Simpsons, que Matt tentou esconder, como briga dos dubladores para receber o que lhes foi prometido em contratos, processos por salários de roteristas não pagos que acabaram deixando o programa e direitos desrespeitados, por anos mais a fio os podres ficaram debaixo dos tapetes da Fox e da sala de Matt Groening mas veio a tona em um livro do escritor John Ortved "The Simpson: An uncensored, Unauthorized Story"  todo sucesso trás nos bastidores muitas controvérsias, Matt Groening tenta negar mais muita gente prova o que diz e como nos Simpsons sempre teve muita coisa "politicamente incorreta" acontecendo, não foi diferente na história dos bastidores de os Simpsons mas tudo isso não manchou a popularidade dos Simpsons e nem a conta bancaria de Matt Groening.  Como diz o Homer, "Doh!"   

Por que escrevi sobre as três series? Parecem ser coisas distintas, diferentes e muito entre si em seu segmento, mais na essência, na bagagem de seus bastidores elas tem algo em comum, a falta de interesse de seus criadores por suas criações e a visão de jovens empresários que arriscaram suas carreiras por series de sucesso e que mostram idéias além de seu tempo. Gundam - Sunrise pela NHK, os Mappets pela CBS e a FOX dos Simpsons, todas as três empresas foram alavancadas por criações de criadores sem motivação inicial. Groening tinha outra criação com bons lucro e um relativo sucesso em andamento, Jim Henson não queria trabalhar com bonecos e sim atuar com ator, por isso foi para Hollywood mas era um bom criador de personagens, não dava muito valor a isso, quando o cinto apertou aceitou a chance e se deu bem, Yoshiyuki Tomino não curte ficção científica, não tem gosto por esse segmento e dizia não ter interesse em conhecer e nem mesmo produzir obras e historias de ficção científica, as coisas ficaram difíceis ninguém queria ou gostava de suas criações ele teve que aceitar a idéia desengavetou os Robôs gigantes de Gundam colocou sua neuroses nas histórias sobre o fim da humanidade e assim nasceu uma das animações de ficção científica diferente de tudo que era criado na época assim como "Vila Cesamo" revolucionou a TV educativa na Inglaterra em 1969, Gundam revolucionou o jeito de fazer ficção tecnológica no Japão, nessa época se tornou a mais bem sucedida franquia de ficção científica da TV japonesa também criou muitas outras series mais aquela que ele menos dava bola foi a que mais emplacou. O sucesso esta onde a gente menos espera e até nega.




 Muppets Baby Theme
(1984 – 1990)

Muppet babies
We make our dreams come true                             
Muppet babies
We'll do the same for you
When your room looks kind of weird
And you wish that you weren't there
Just close your eyes and make-believe
And you can be anywhere
I like adventure
I like romance
I love great jokes
Animal dance!
I´ve got my computer
I swing through the air
I play the piano
And I have blue hair - ha!
Me I invent things
Meep meep meep meeeeeep
Is everything all right in here?
Yes, nanny.
Muppet babies
We make our dreams come true
Muppet babies
We'll do the same for you
Muppet muppet muppet muppet
Babies babies babies
Make dreams come true

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

WWF Brasil - Filme discute aquecimento global em linguagem simples

WWF Brasil - Filme discute aquecimento global em linguagem simples

O documentário Carbono & Metano, voltado para o tema do aquecimento global, acaba de ser lançado pela PH Multivisão e Vídeo. Destinado preferencialmente a crianças e jovens de 10 a 15 anos de idade, aborda de forma lúdica e descontraída temas aparentemente de difícil compreensão como efeito estufa e mudanças climáticas. Incentivado pela Lei Rouanet e patrocinado pela Tetra Pak, o filme tem cerca de 50 minutos e é dividido em três episódios,  facilitando a utilização didática.Carbono & Metano é um “documentário de ficção” que se desenrola em duas camadas narrativas sobrepostas ao longo da história: a parte ficcional tem como fio condutor as moléculas protagonistas e o documentário é apresentado pela simpática repórter Joyce. “Sabemos, por experiência, que um enredo ficcional bem montado ajuda a captar a atenção de nosso público e a encantá-lo, o que favorece muito a transmissão de conteúdos científicos, mesmo quando complexos”, diz Philippe Henry, responsável pelo roteiro e direção. 

O filme conta a história de Carbono e Metano, interpretadas por atores, e suas tentativas de "dominar o mundo” por meio do efeito estufa e do aquecimento global. Em estilo de gibi de super-heróis, o média-metragem trata de um dos maiores problemas da atualidade: a sustentabilidade, ou seja, o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, justiça social e respeito ao meio ambiente. 
Cientistas, professores, ambientalistas, pedagogos e outros especialistas participam do filme, emitindo opiniões embasadas sobre os temas abordados. Entre eles estão Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, Virgilio Viana, da Fundação Amazônia Sustentável, e Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de conservação do WWF-Brasil.
Carbono e Metano foram humanizados e o resultado é que suas personalidades são espelhos de seus traços químicos. Carbono é mais encorpado (com maior peso atômico), enquanto Metano é mais franzino. Isolados, são afáveis e amigáveis - na origem, foram responsáveis pelo surgimento da vida. Reunidos em bandos, descontrolados, podem se tornar agressivos e antissociais, formando verdadeiras “gangues”. Representam, respectivamente, 80% e 15% das emissões de gases de efeito estufa. 
O filme está disponível no Youtube, em cinco partes. A primeira parte pode ser vista abaixo, e as outras podem ser encontradas no linkhttp://www.youtube.com/user/PHMultivision.



DVD Carbono & MetanoComo seus nomes indicam, Carbono e Metano são duas moléculas. Eles são também os personagens principais desta história que parece ficção, mas não é! Em tempos de aquecimento global, é também preciso uma grande mudança cultural. "Carbono e Metano" trata de um dos maiores problemas da atualidade: justiça social e respeito ao meio ambiente. É para se emocionar e aprender. Duas coisas gostosas de se fazer.

De: Philippe Henry
Com: Flávio Tolezani, Alan Medina e Sandra Garcia
Direção de arte: Jetter Castro e Vivi Dall'Osto
Música: Eduardo Agni
Fotografia: Adelson Munhoz
Direção: Philippe Henry e Gil Ferreira





Favoritos sociais

MENSAGEM AO LEITOR

Psicologia, curiosidades, entretenimento musica, eventos, senso comum.

E uma novidade: - confira link no final da área de posts e assista a episódios completos de suas series favoritas.

Divirtam-se "Mi casa su casa".

Recomendações

Liganaruto



Último Segundo - iG – Notícias de economia, política e cultura

WWF- Brasil





Projeto WWF - Brasil e Gradual investimentos